sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Entrevistas aos novos alunos da Joaquim de Carvalho

No início do ano letivo, os jornalistas do Sinal andaram pela escola a entrevistar os novos alunos.
Aqui ficam as perguntas:
1.      Por que escolheste esta escola?
2.      Do que mais gostas até ao momento?
3.      O que desejas para este ano letivo?



Eis as respostas dos novos alunos dos 7º e 10º anos de escolaridade.



1.   Pela exigência.
      2.      Da biblioteca.
      3.      Não ter nenhuma negativa!
Eduardo Dias, 12 anos


       1.      Gostei da escola.
       2.      Da biblioteca.
       3.      Ter boas notas.
Diogo Parracho, 12 anos


        1.      Porque a minha mãe esteve cá e eu gosto do exterior.
        2.      Do pavilhão.
        3.      Estar no quadro de excelência.
Tomás Matos, 12 anos

        1.      É a melhor de todas.
        2.      Dos intervalos.
        3.      Tirar 5 a quase tudo.
Jorge Teixeira, 12 anos

        1.      Por estar mais perto de casa.
        2.      Da turma.
        3.      Ter boas notas.
Graça Limeira, 15 anos

        1.      Pelas condições.
        2.      Da turma.
        3.      Ter boas notas.

Beatriz Fajardo, 14 anos

   1.   Pelas instalações.
   2.   Das pessoas.    
   3.   Ter 4 a Matemática.
Lola Venâncio, 12 anos

   1.    Pelas instalações.
   2.    Da turma.
   3.    Conseguir ir para o quadro de excelência.
Ema Caldeira, 12 anos

   1.    Pela exigência.
   2.    Da escola em si.
   3.    Tirar boas notas.
Filipa Miranda, 12 anos





Afonso Pereira, 9ºD
Diogo Nogueira, 9ºD
Mafalda Mateus, 8ºB


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Dia Mundial da Alimentação na Joaquim De Carvalho

A 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Na sociedade de hoje, cada vez se torna mais importante sensibilizar os jovens para a importância de uma alimentação saudável. Na nossa escola, ninguém ficou indiferente a esta celebração, tendo as cores invadido os corredores, o bar e a sala de professores, sob a forma de frutas e legumes.

 Organizado pela Equipa PESES e com a colaboração das empresas Recheio, Pastelaria Dionísio, Longa Vida e Frubaça - Fruta de Alcobaça, foi oferecido aos alunos da nossa escola o lanche da manhã composto por arroz doce caseiro, gelatina, iogurtes, sementes e maçãs. Para além de um peddypaper, no átrio e no bar da nossa escola foram, também expostos os trabalhos, representando alimentos diversos, realizados pelos alunos dos diferentes anos de escolaridade, nas aulas de educação visual e de artes. 


Foi uma manhã muito colorida   e muito mais saudável!































Afonso Pereira, 9ºD
Diogo Nogueira, 9ºD

Alunos do 7ºAno aprendem História e Ciências em Viseu





















Nos dias 4 e 6 de outubro, alguns professores das disciplinas de história e ciências naturais da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho acompanharam os alunos do 7.º ano à cidade de Viseu onde puderam conhecer a Sé Catedral, a Cava do Viriato bem como o Museu do Quartzo.
A visita iniciou-se na Sé Catedral cuja construção se iniciou no século XII, durante o reinado de D. Afonso Henriques. Esta catedral foi restaurada várias vezes ao longo dos tempos e apresenta, por isso, estilos arquitetónicos de diversas épocas, mas os mais evidentes são o Manuelino e o Gótico.
Os alunos seguiram depois para a Cava de Viriato, uma fortaleza construída em terra batida rodeada por um fosso, localizada no norte da cidade. Um facto interessante é que Viriato foi um guerreiro lusitano que confrontou os romanos, tendo sido assassinado, à traição, em 139 a.C, por um dos seus companheiros em troca de dinheiro.
Por último, os alunos descobriram o Museu do Quartzo, o primeiro

museu, na Europa, dedicado apenas a um mineral, o quartzo. Esta estrutura inclui um centro de ciência, uma sala de exposições e uma biblioteca.
Esta visita proporcionou ainda momentos de grande convívio, entre os alunos das diferentes turmas.

Esperamos pela próxima visita!






Ema Caldeira, 7ºA
Lola Venâncio, 7ºA
 Filipa Miranda, 7ºA

Workshop de Dança na Joaquim de Carvalho

No passado dia 12 de Outubro, teve lugar um workshop de dança orientado pela Professora Roysel Alfonso, fundadora da Academia com o mesmo nome, sediada na nossa cidade.
Este workshop teve como base a fusão entre diferentes estilos de dança dentro da área das danças latinas e danças urbanas, com músicas atuais, num ambiente divertido e descontraído. 
No próximo dia 30 de outubro, a Academia Roysel Alfonso  irá participar num dos maiores eventos de dança a nível mundial,  o “Dance Proms”, que terá lugar no Royal Albert Hall em Londres. Participarão, neste concurso, as   alunas  Ana Matilde Pinto, Beatriz Loureiro Ribeiro, Maria Inês Cunha Teixeira e Inês Pereira Marques.  É de salientar que é a primeira vez que uma escola de dança portuguesa participa neste evento. 
Dance Proms é patrocinado por bailarinos bem conhecidos como Darcey Bussell e Arlene Philips, entre outros, e visa encorajar todos os dançarinos participantes.




Bernardo Francisco, 8ºA
Mafalda  Mateus, 8ºB

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dia do Diploma 2015/2016

No passado dia 30 de setembro, pelas 18 horas, teve lugar no CAE da Figueira da Foz, a cerimónia de entrega de diplomas aos alunos que concluíram o ensino secundário. Foram também entregues os prémios de mérito aos alunos dos Quadros de Valor (alunos com média de 4,5 e os 4,9 no 3º ciclo e de 16 e 17,9 valores no secundário) e aos dos Quadros de Excelência (alunos com média de 5 no 3º ciclo e igual ou superior a 18 valores no secundário).
O discurso de abertura coube ao Presidente do Conselho Geral, Dr. João Santos, seguindo-se as intervenções do Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos e do Vereador  Dr. Carlos Monteiro. Integraram ainda a mesa, o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola, Dr. Rascão Marques e o representante da Associação de Estudantes, João Oliveira.
Os alunos foram chamados ao palco pela Vice-diretora da Escola, Dra. Isabel Martinho. No total, receberam o diploma de 12º ano cerca de 200 de  alunos. Já em relação aos prémios de mérito (valor e excelência) o número ascendeu a 182, um resultado que enche de orgulho toda a comunidade escolar. Foi ainda distinguida a melhor aluna do 12º ano: do ensino regular, Diana Santos, que terminou o curso de Ciências e Tecnologias com média de 20 valores, e do ensino profissional, Rui Simões, que concluiu o Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão com 17 valores.
A cerimónia contou com a participação de um elevado número de alunos, pais e professores. Mais uma vez, foram muitos os aplausos e calorosas as palavras de incentivo dirigidas aos nossos jovens.