quarta-feira, 27 de abril de 2016

Isometrias no átrio

No âmbito da disciplina de Matemática, os alunos do 8º ano realizaram trabalhos subordinados ao tema Isometrias. Podemos encontrá-los no átrio principal da escola.
Os trabalhos estão bastante interessantes e bem conseguidos.



Reflexões deslizantes, frisos, rosáceas, translações, reflexões e rotações




Reflexões deslizantes, frisos, rosáceas, translações, reflexões e rotações

Padrão com isometrias de rotação e reflexão


Centro de fuga


Mafalda Mateus, 7ºB
Maria Pereira, 7ºD
                                                                                                              Carolina Biscaia,7ºD
                                                                                                                                              Jéssica Lopes,7ºD

O átrio ganha vida!


Quem passa, por estes dias, pelo  átrio da escola, pode observar um interessante conjunto de exposições. 
Os desenhos sobre a expressividade das mãos foram realizados pelos alunos do 12ºG na disciplina de Desenho A, com a orientação do professor Rui Fonseca. Os  instrumentos musicais são da responsabilidade do 8º ano e foram elaborados com materiais reciclados  no âmbito da disciplina de Fisico-Química. Também os alunos  do 7º ano expuseram trabalhos no âmbito das Ciências Naturais e da Físico-Química.  
Não deixem de visitar!



                                    

















Afonso Pereira, 8ºD
Diogo Nogueira, 8ºD
Jéssica Lopes,7ºD
Marta Guerreiro , 7ºD
Maria Pereira, 7ºD
Mafalda Mateus, 7ºB




Alunos da Joaquim de Carvalho de visita à SIC


Na SIC, com a apresentadora Conceição Lino e o jornalista Augusto Madureira
No dia 12 de abril, o Clube de Jornalismo realizou uma visita de estudo aos estúdios da SIC, em Lisboa. De manhã, antigos e atuais membros visitaram lugares emblemáticos da nossa capital. Os alunos percorreram a pé os Restauradores, a Praça do Rossio e o Terreiro do Paço. Pararam junto ao elevador de Santa Justa e em frente do café A Brasileira aproveitando para tirar algumas fotografias junto de Fernando Pessoa. Fizeram ainda uma breve visita à estátua de Camões e almoçaram nos Armazéns do Chiado. Houve ainda a oportunidade de passar por Belém para admirar o Padrão dos Descobrimentos e a fachada do Mosteiro dos Jerónimos.
Já em Carnaxide, os 31 alunos, acompanhados pelas coordenadoras do clube, Anatilde Gomes, Heloísa Cordeiro e Marta Pena, tiveram o privilégio de visitar, durante cerca de 2 horas, os estúdios da estação televisiva SIC. Foram atenciosamente recebidos pelo técnico de marketing, Bruno Costa, que os acompanhou durante toda a visita, esclarecendo todas as dúvidas colocadas pelos alunos.
Estúdio de gravação
Na parte mais vocacionada para o entretenimento, entraram no estúdio 2, onde é filmado o programa “Tesouros e Tesouras” da SIC Caras e no estúdio 1, composto por 2 espaços: 1 para a filmagem de “Grande Tarde” e outro para as “Queridas Manhãs”.

No estúdio com o jornalista Bento Rodrigues
Já na área de informação, os alunos tomaram contacto com os estúdios onde são apresentados diariamente os noticiários, visitaram a régie e estiveram no meio da redação, onde trabalha um grande número de jornalistas que faz chegar até nós toda a informação. Não saíram da SIC sem passar pela área de cabeleireiro e maquilhagem.
Para sua alegria, ao longo da visita o grupo foi encontrando algumas caras conhecidas como o apresentador do programa “CC All Stars” da SIC Radical, João Paulo Sousa, Bento Rodrigues pivô do Primeiro Jornal, Conceição Lino, bastante animada na preparação do novo programa “E Se Fosse Consigo”, Augusto Madureira e Inês Folque.
Podemos sem dúvida afirmar que foi um dia inesquecível que marcou as nossas vidas e de que guardaremos para sempre boas memórias.

No Terreiro do Paço


Raquel Almeida, 8ºC
Catarina Silva,  8ºC
Mafalda Mateus,7ºB
Cátia de Magalhães, 8ºC







Joaquim de Carvalho elogia alunos nas Escolíadas



A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho participou, pela 2.ª vez, nas Escolíadas. Um grupo de alunos, liderado pela docente Manuela Amorim, apresentou um conjunto de provas marcadas por uma postura em palco, ao longo de toda a sessão, que muito nos orgulha.
O excelente desempenho, a dedicação, a alegria e o espírito de entreajuda manifestados pelo grupo merecem uma palavra de reconhecimento e agradecimento. Os 273 pontos alcançados não foram, contudo, número suficiente para garantir a passagem à Final, tendo em conta os critérios de desempate.
Parabéns à organização e ao júri das provas, parabéns às escolas que estarão presentes na Final em Aveiro, Figueira Mar, Avelar Brotero e D. Dinis. Parabéns também às outras escolas que estiveram presentes e muito contribuíram para a excelência dos espetáculos, Agrupamento de Escolas Coimbra Centro e Agrupamento de Escola Lima-de-Faria.

Para o ano diremos … Presente!



quarta-feira, 20 de abril de 2016



Joaquim de Carvalho conquista 11 medalhas em atletismo

Campeonato Distrital de Pista

Adicionar legenda
Os alunos do grupo de equipa de atletismo (Desporto Escolar) acompanhados pelo Prof. José Martins representaram a Escola Dr. Joaquim de Carvalho no Estádio Cidade de Coimbra, no Campeonato Distrital de Pista no dia 12 de abril 2016. Foi um dia intenso, de fortes emoções, de verdadeira festa do desporto, em que alcançaram a marca notável de 11 medalhas.
Os alunos medalhados foram: João Nascimento nos 1500 metros; Bárbara Correia 2º lugar no salto em comprimento; Rodrigo Figueiredo 3º lugar no salto em altura e velocidade; Ana Pinto 1º lugar no salto em altura; Raquel Duque 3º lugar em velocidade; Matilde Sousa 2º lugar nos 1500 metros, Duarte Lapa 2º lugar barreiras; Vando Fresco 3º lugar velocidade; Francisco Amorim 3º lugar salto em altura, Nelson Pinto 1º lugar no salto em altura; Tiago Ferrão 1º lugar no lançamento do peso.
Deste modo, vários alunos, em representação do distrito de Coimbra, alcançaram o passaporte para os Regionais, nos dias 6 e 7 de maio, na Marinha Grande: Ana Pinto e Bárbara Correia no salto em comprimento; Ana Pinto, Nelson Pinto e Francisco Amorim no salto em altura; Vando Fresco na velocidade; Francisco Amorim em barreiras; Tiago Ferrão no lançamento do peso: Matilde Sousa e João Nascimento nos 1500 metros.
Parabéns a todos. 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Literacia 3D - Joaquim de Carvalho vence etapa distrital



Tiago Cepa selecionado para a fase nacional em literacia matemática 


Tiago Cepa, aluno do 7º ano

Seguindo o mote lançado pela Porto Editora, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho participou, no início de março, em Coimbra, na fase distrital do Concurso Literacia 3D, nas vertentes literacia matemática para os alunos do 7º ano e literacia científica (Ciências e Física e Química) para os alunos do 8ºano, em que participaram todas as escolas do distrito de Coimbra.

O aluno Tiago Cepa, em literacia matemática, foi o grande vencedor desta etapa, sendo o único representante do distrito de Coimbra na fase final que decorrerá, no mês de maio, em Lisboa.

Este concurso pretende avaliar as competências dos alunos do ensino básico em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência. Este concurso, “um desafio pelo conhecimento”, tem 3 fases – local, distrital e nacional – e inclui provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual da Porto Editora.