quarta-feira, 16 de março de 2016

"Hello Hello" sobe ao palco



Hoje, dia 16 de março, os alunos da escola foram ao teatro, desta vez em inglês. A peça de teatro “Hello Hello” da autoria de Mike Normand e Nuno M. Henriques teve duas animadas e muito participadas sessões: uma das 10:15 às 11:35 (204 alunos) e outra das 12:00 às 13:20 (216 alunos).
A história mostrava dois rapazes portugueses que fizeram uma viagem a Londres, um deles com bons conhecimentos de inglês e o outro com muita vontade de aprender. Assim, já no avião, fizeram uma promessa: entre eles só poderiam falar inglês até ao verão.
Assim que chegaram, queriam visitar tudo aquilo que existia em Londres, os museus (British Museum, Madame Tussauds), os monumentos (Big Ben) e os palácios (Buckingham Palace). E porque não tirar, um dia, um Master’s Degree numa das famosas universidades britânicas (Oxford, Cambridge, Manchester, York e Bristol)? Noutras cenas hilariantes, aquele que dos dois não sabia muito bem falar inglês vai a uma sapataria e a uma bilheteira de um teatro.
Houve dois momentos em que os atores cantaram e foi aí que convidaram alunos aleatoriamente para entrarem em cena.
Foi uma manhã diferente proporcionada pelos professores de inglês, visto que o 2º período está a chegar ao fim. See you soon!

Raquel Almeida, 8ºC
Catarina Silva, 8º C
Constança Simão, 8º C
Tiago Gomes, 8º C
Cátia de Magalhães, 8º C



Alunos do 12º ano na Corunha



Nos passados dias 11 e 12 de março, realizou-se uma visita de estudo dos alunos das turmas de Psicologia B do 12º ano aos laboratórios de psicologia da Universidade de Aveiro – Psy Lab e aos museus científicos da Corunha, com a participação do diretor da escola, Carlos Santos, e o apoio dos professores Jorge Ramos, Júlia Seiça, Carlos Furtado e Fernando Lopes (Coordenador).
O propósito deste evento apontou para a possibilidade destes alunos terem a oportunidade de contactarem, de forma direta, com a realidade do trabalho de investigação na área da psicologia e do conhecimento científico em geral. Assim, em Aveiro, foi possível visitar um conjunto de laboratórios experimentais onde se estudam áreas tão diversas do comportamento humano como a cognição, a memória, o sono, o olfato e o stress, tendo os alunos tido uma participação ativa nos trabalhos demonstrativos.
Nos museus científicos da Corunha, os alunos tiveram a possibilidade de viajar num conjunto de museus interativos, onde as temáticas foram múltiplas e que os encaminharam para o domínio da complexidade humana, quer nas suas vertentes científica, quer humana.

Prof. Fernando Lopes



Alunos do 12ºD

Segue um pequeno texto da autoria de Ana Carolina Pessoa e Diogo Martinho, alunos do 12ºD.

“Esta viagem possibilitou aos alunos do 12º ano conhecer o PsyLab na universidade de Aveiro, entrando em contacto com o ambiente universitário que os espera. 
Para além disso, visitaram o centro histórico da cidade de Santiago de Compostela onde pernoitaram.
No dia seguinte, prosseguiram para a Casa das Ciências n' A Corunha. Casa das Ciências foi para muitos sinónimo de nova experiência. Foi lá que os alunos se sentaram e olhando para um céu projetado eletronicamente ouviram a história do Universo e o percurso de toda a tecnologia aeroespacial. Mais tarde, e mergulhando na Costa de Galiza, os alunos admiraram as sensacionais e esplêndidas espécies existentes no "Aquarium Finisterrae".
De seguida, para matar a já existente fome, os alunos dirigiram-se à Praça de Maria Pita, onde conjugaram vários gostos gastronómicos entre si.
Finalmente, um último museu visitado, o Museu do Homem, onde a evolução da espécie se mostra na íntegra, começando nas primeiras pegadas do homem e terminando o seu auge nós próprios visitantes.
Em suma, a viagem foi considerada por todos como uma das mais interessantes e empolgantes e, nunca nos esqueceremos: "a verdadeira viagem de descobrimento consiste, não em procurar novas paisagens, mas sim em ter novos olhos."

Orpheu em Exposição no Átrio

Está patente, no átrio da nossa escola, uma exposição comemorativa do centenário do nascimento do Grupo Orpheu que se comemorou ao longo de 2015.
Aqui ficam algumas imagens  e o convite para uma visita!




"Elos de leitura" de Luisete Baptista

Luisete Baptista
No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, decorreu, hoje, dia 16 de março, na nossa escola, uma palestra proferida pela  escritora Maria Luisete  Cardoso Baptista, subordinada ao tema "Elos de Leitura".
A palestrante, professora aposentada da nossa escola, dirigindo-se a uma plateia de alunos do terceiro ciclo, debruçou-se sobre o conceito de elos de leitura e  a importância desta última.
A autora referiu algumas obras suas já publicadas, concretamente,  A  Mulemba de 2005, O Moleque das Barrocas de 2007, No Reino das Maravilhas de 2009, Gota de  Orvalho de 2009 , Na cidade dos Imbondeiros de 2012 e  Linhas Poéticas - Encontro entre duas artes: a poesia e a pintura de 2012.
Estes livros têm a particularidade de estarem ilustrados  pela autora, à exceção da obra No Reino das Maravilhas.
Maria Luisete Baptista  falou ainda da sua vertente de artista plástica e respondeu a perguntas feitas pelos alunos.
A  sessão terminou com a leitura de poemas de Linhas Poéticas, por alunos que se disponibilizaram e pela autora.

Desafios matemáticos!

No passado dia 4 de março de 2016, um grupo de 6 alunos do Clube de Matemática, acompanhados pelo Diretor da escola, Dr. Carlos Santos e por um professor de Matemática, Dr. Luís Paulo Figueiredo, estiveram presentes no Parque de Feiras e Exposições de Beja,  a fim de participarem no XIICNJM (12º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos).Os alunos foram desafiados a jogar Rastros, Avanço, Produto e Sesqui.

Participantes no Concurso Nacional de Jogos Matemáticos: Diana Simões, Diogo Belchior,
Filipa Azevedo, Guilherme Marques, André Ladeiro e Filipe Gomes



















Durante o mês de março, o Departamento de Ciências Exatas e da Informação vai realizar ainda as seguintes atividades:
no dia 17, 5ªfeira, pelas 15 horas, na sala trinta e cinco, prova do Canguru Matemático, um concurso a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática;
no dia 18 de março, pelas 8:30, na sala 10, será feita a seleção dos alunos do ensino secundário que no dia 11 de maio irão participar no Mat12- prova integrada no Projeto de Matemática Ensino – PmatE, da Universidade de Aveiro.
Também no dia 18, 6ªfeira, na sala 11, será feita a seleção dos alunos do ensino básico que no dia 10 de maio irão participar no Equamat – prova integrada no Projeto de Matemática Ensino – PmatE, da Universidade de Aveiro.


Gabriela Santos, 7ºC
Guilherme Marques, 10ºF







Escolíadas

A nossa Escola vai participar, de novo, nas Escolíadas 2016, um concurso de artes com formato de espectáculo, cuja primeira eliminatória terá lugar no dia 15 de abril, pelas 21.30 h, no CAE da Figueira da Foz.
Integrarão este concurso provas nas categorias de teatro, música, dança, pintura, claque e cultura, que contarão com a participação de cerca de 70 alunos e dois Professores da nossa Escola.
Para poder estar presente e apoiar a nossa equipa, temos à venda, na reprografia da Escola, 150 bilhetes (4 € - a pagar em dinheiro). Caso esteja interessado, deverá adquiri-los com brevidade.

Ana Catarina Fonseca Destaca-se na Ciência

Ana Catarina Fonseca
Ana Catarina Fonseca (34 anos) é uma das três jovens cientistas distinguidas a 23 de fevereiro de 2016, na cerimónia de entrega das Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, realizada no Pavilhão do Conhecimento.

Esta talentosa cientista, antiga aluna da nossa escola, pretende estudar a estrutura do coração de doentes que sofreram Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) de várias origens, entre os quais de origem indeterminada. Através da comparação, procurará perceber se existem alterações que possam ser usadas para diagnosticar e prevenir novos AVCs Isquémicos de etiologia indeterminada, nomeadamente aqueles que dependem atualmente de um demorado e nem sempre possível diagnóstico de Fibrilhação Auricular.

Ana Catarina doutorou-se em Medicina, especialidade de Neurologia, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2014). No mesmo ano terminou um Masters in Public Health na Universidade de Harvard (EUA), já depois de concluir dois mestrados: em Stroke Medicine, na Universidade Danube Krems, Áustria, e em Neurociências, na Universidade de Lisboa. É investigadora do Instituto de Medicina Molecular, professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e médica no Hospital de Santa Maria.

Com alguns colegas do 11ºE  e Professora de Biologia , Ana Paula Índio
Turma do 11ºE

quarta-feira, 9 de março de 2016

Alunos e Professores Pintam Ovo Gigante


Nesta quadra festiva, os alunos foram convidados a decorar um ovo de Páscoa gigante que se encontra no Pátio das Artes. Contaram com a ajuda dos professores de Artes e o resultado está à vista !!

Carolina Biscaia, 7ºD


















Tiago Cepa e Gonçalo Ramos na fase distrital de LITERACIA 3D.


Decorreu em Coimbra, no dia 2 de março, a fase distrital da iniciativa LITERACIA 3D.
Participaram os nossos alunos Tiago Cepa, na Literacia Matemática 7º Ano, e Gonçalo Ramos, na Literacia Científica 8º Ano, estando a aguardar os resultados, que ditarão sobre a possibilidade da passagem à fase nacional.

Parabéns e boa sorte para a próxima etapa!









Joaquim de Carvalho vence em basquetebol


Campeonato distrital de iniciados do Desporto Escolar

Em cima, da esquerda para a direita: Gabriel Israel, 8ºB; Miguel Costa, 9ºB; André Fernandes e José Ramos, 9ºC; Pedro Grilo, 8ºA, Francisco Bento, 8ºD; André Rosa, 9ºC.
Em baixo, da esquerda para a direita: João Marques, 7ºE; Tomás Silva, 8ºC; Ricardo Cavaleiro, 9ºB; Gonçalo Empis e Lucas Lemos 8ºD; Francisco Maia, 9ºB.
Na passada quarta-feira, dia 24 de fevereiro, a equipa de basquetebol da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, participou na 2ª jornada do campeonato distrital de iniciados (masc.) do Desporto Escolar, deslocando-se para o efeito à Escola EB nº2 de S. Silvestre, em Coimbra, acompanhada pelo professor responsável, Nuno Mendes. No primeiro jogo, disputado com a equipa da Escola Básica nº2 de S. Silvestre, os alunos da Joaquim de Carvalho conseguiram uma vitória bastante confortável. O segundo jogo, disputado com o Agrupamento de Escolas Figueira Mar, foi mais emotivo, tendo a Joaquim de Carvalho vencido por três pontos.
Na terceira e última jornada, realizada na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, no dia 2 de março, os resultados foram muito idênticos à anterior, com os alunos da Escola a vencerem a Escola de S. Silvestre com alguma facilidade (56-10) e a Escola Dr. Bernardino Machado novamente por 3 pontos (37-34). Com estes resultados, a equipa da Joaquim de Carvalho ficou apurada para a fase seguinte “Final Four”, que terá lugar a 30 de abril, em local a designar.
Os alunos da Escola manifestaram um excelente desempenho e um comportamento exemplar.




quarta-feira, 2 de março de 2016

Sessão Distrital do Programa Parlamento dos Jovens 2016




No passado dia 23 de fevereiro decorreu, no IPDJ, delegação de Coimbra, a sessão  distrital do programa Parlamento dos Jovens 2016, tendo estado presentes 42 deputados representando as diversas escolas do distrito de Coimbra.
A nossa escola esteve representada pelas deputadas Mafalda Infante (12º F), Joana Lopes (12º F) e a suplente Mafalda Azevedo (12º F).
Ao longo da sessão foi notório o desempenho pespegado que as nossas deputadas obsequiaram todos os presentes durante a secção parlamentar. De destacar todo o trabalho desenvolvido pela nossas jovens deputadas o qual pode ser reputado de excecional, com intervenções pertinentes e consistentes. Apesar de não lhes ter sido possível eleger as suas propostas de recomendação, durante o debate dos trabalhos parlamentares, que decorreram durante a parte da tarde, há que evidenciar a sua eficiência argumentativa, tendo conseguido levar uma das suas propostas para a sessão nacional, integrada no projeto de recomendação do distrito de Coimbra.


Contudo, as nossas jovens deputadas não auferiram, da parte dos seus colegas deputados, a responsabilidade de ir à Assembleia da República defender o projeto de recomendação do círculo de Coimbra. No entanto, e atendendo a todo o trabalho, empenho e esforço que as nossas deputadas manifestaram neste evento, está a escola reconhecida por ter alunas que tão bem engrandecem o nome da escola Joaquim de Carvalho.

Por onde andam os nossos antigos alunos...



Margarida Coelho, antiga aluna da nossa escola, encontra-se presentemente no Peru, numa missão de solidariedade.
Esta jovem fisioterapeuta partiu a 26 de fevereiro para fazer voluntariado na área da saúde, num centro de acolhimento pertencente às Missionárias da Caridade da Madre Teresa de Calcutá. Este centro que alberga 190 pessoas (crianças e idosos) de populações carenciadas situa-se no Bairro da Vitória, na periferia da cidade de Lima. Esta voluntária deverá aí permanecer cerca de um mês, regressando em 25 de março.

Não é a primeira vez que a mesma participa em missões de voluntariado, tendo estado já na Guiné. 

Sê solidário! Inspira-te no exemplo da Margarida!

Raquel Almeida, 8ºC

Basquetebol – Desporto Escolar

Em cima da esquerda para a direita: José Pedro Carvalhal; André Fernandes;Gabriel Israel; André Rosa; Lucas Lemos; Francisco Bento;Pedro Grilo;
Em Baixo da esquerda para a direita: João Marques; Ricardo Cavaleiro; Tomás Silva; Gonçalo Empis;
Na passada quarta-feira, dia 24 de fevereiro, a equipa de basquetebol da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, participou na 2ª jornada do campeonato distrital de iniciados (masculinos) do Desporto Escolar, deslocando-se para o efeito à Escola EB nº2 de S. Silvestre, em Coimbra, acompanhada pelo professor responsável do grupo de equipa Nuno Mendes. 
No primeiro jogo, disputado com a equipa da Escola Básica nº2 de S. Silvestre, os alunos da Escola Dr. Joaquim de Carvalho conseguiram uma vitória bastante confortável. O segundo jogo, disputado com o Agrupamento de Escolas Figueira Mar, foi mais emotivo, tendo a Escola Dr. Joaquim de Carvalho vencido por três pontos. Os alunos da Escola manifestaram um excelente desempenho e um comportamento exemplar. 
A terceira jornada realizar-se-á na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, no dia 2 de março, com o início previsto para as 14:30 horas. 

Participaram, em representação da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, os alunos: João Marques, 7ºE; Pedro Grilo, 8ºA; Gabriel Israel, 8ºB; Tomás Silva, 8ºC; Francisco Bento, Gonçalo Empis e Lucas Lemos, 8ºD; André Fernandes, Francisco Maia, José Ramos e Ricardo Cavaleiro, 9ºB; André Rosa, 9ºC.

Entrevista a Catarina Coelho - Presidente da AE

Fomos entrevistar a atual presidente Associação de Estudantes, Catarina Coelho, aluna do 12º ano. Aqui fica o resultado da nossa conversa!
Sinal - Porque querias ser presidente da AE?
Catarina Coelho - Ser presidente da AE não foi algo que quis desde o início. Na verdade, nunca foi algo que tivesse desejado e em que tivesse pensado antes de “embarcar” nesta aventura.
Tudo começou quando eu e um grupo de amigos decidimos formar uma lista, com o intuito de lutar por uma Associação de Estudantes mais dinâmica, que interagisse mais com os alunos e que os fizesse sentir que a Escola, além de um local de aprendizagem, é também um espaço onde se podem realizar atividades muito interessantes e divertidas.
Quando tomámos esta iniciativa, não decidimos logo os cargos de cada um. Na verdade, optámos por esperar e ver quem melhor se destacaria para os cargos da direção. Entretanto, cada um de nós (entre 12 elementos) votou naquele que considerou mais apto a desenvolver os cargos de presidente e de vice-presidente, sendo que eu e o Miguel Duarte fomos os mais votados. Assim, assumimos esta responsabilidade e, juntamente com toda a equipa, trabalhámos muito para atingir o objetivo de alcançar a Associação de Estudantes. 
S - Em que se inspiraram para o nome da lista?
C.C. - Foi bastante complicado… Queríamos um nome com um significado bastante forte.
A palavra “Strike” tem diversos significados, entre os quais, o ato de derrubar todos os pinos, à primeira tentativa, num jogo de "bowling". Assim, quando nos lembrámos deste nome durante uma reunião, todos os presentes concordaram imediatamente com o mesmo, pois, para além de ser uma palavra com a qual todos estão familiarizados, também passa uma mensagem bastante especial: a ideia de que nós (que simbolizamos a bola) “derrubamos” todas as dificuldades (os pinos).
Assim, depois de uma votação entre todos os membros da lista, “Strike” foi o nome eleito.
S -Tiveram algum percalço durante a campanha? E após a mesma?
C.C. - Sim, tivemos… Apesar de toda a nossa equipa estar bastante bem organizada, foram surgindo alguns contratempos durante a campanha.
Um deles, que foi o que me deixou mais nervosa, ocorreu no terceiro e último dia de campanha. Os nossos convidados para essa data — a banda Grognation e o ator Afonso Maló —, residentes em Lisboa, atrasaram-se na viagem até à Figueira da Foz, devido ao mau tempo, chegando quase dez minutos depois do início do intervalo. O tempo de espera foi desesperante, pois sabíamos que estávamos a desperdiçar tempo crucial da nossa campanha. No entanto, conseguimos entreter os alunos com muita música e animação e, no final, sentimo-nos bastante orgulhosos, pois, apesar do contratempo, tudo resultou muito bem!
S - Pensam que tiveram uma boa adesão por parte dos alunos?
C.C. Sim, sem dúvida! Aliás, isso foi o que mais marcou o nosso percurso! Tanto antes, como após a campanha, foi notável todo o apoio que recebemos por parte dos alunos. A verdade é que, com o decorrer do tempo, formámos uma equipa bastante unida e empenhada.
S - Qual foi a sensação ao perceberem que a vossa lista tinha ganhado?
C.C. Foi muito gratificante. Sentimos que todo o esforço e trabalho árduo foram recompensados, pois, afinal, conseguimos alcançar tudo aquilo por que sempre lutámos — a AE. Além disso, foi um orgulho enorme perceber que, juntos, construíramos uma “família” e que tínhamos ultrapassado imensas adversidades, que jamais imaginaríamos conseguir superar.
S - Foi difícil arranjar patrocínios?
C.C. Bem… Não diria difícil, mas antes muito trabalhoso! De facto, tivemos imensas reuniões com possíveis patrocinadores de lojas e empresas. Apesar de termos ouvido muitos “não”, no geral tivemos um balanço bastante positivo.
S - Quais os planos, este ano, a desenvolver pela AE?
C.C. O nosso programa eleitoral inclui diversas atividades, desde ações de solidariedade até ao desporto e lazer dos alunos, sendo que a solidariedade foi e está a ser uma grande aposta por parte da AE.
Aqui deixo o nosso programa eleitoral, o qual já está parcialmente a ser cumprido:
Desporto: torneios de futsal, basquetebol e “jogo do mata”; dias fitness; caminhadas solidárias.
Lazer: torneio de LOL/CS; celebração de dias nacionais e internacionais; workshops de dança, maquilhagem, música, costura, fotografia e escultura; projeto “Música de Bar”.
Artes e eventos: festa de final do ano letivo; desfile de moda; palestras com especialistas convidados; transmissão de mensagens de caráter social, através da arte; sessões de cinema.
Comunicação: criação de um site oficial da AE e plataforma online com recursos pedagógicos; rádio da Escola com dias temáticos e “discos pedidos”; criação de uma “caixa de sugestões” para crescimento e melhoria da Escola; criação de rubricas para divulgação de eventos; divulgação e apoio da AE face a concursos/programas que abranjam toda a comunidade escolar.
Solidariedade: criação de dias solidários; realização de rastreios; palestras sobre voluntariado; participação em ações de voluntariado em instituições da nossa cidade; atividades com alunos com necessidades educativas especiais e multideficiências.
S - O que podemos esperar da AE?
C.C. A AE está totalmente disponível para todos, sendo que toda a comunidade escolar pode contar com o nosso apoio incondicional! Além disso, a animação e boa disposição estão sempre presentes, de forma a tornar a Escola menos monótona e mais alegre! 
S - Como és do 12.º ano, não consideras que seria mais benéfico que o presidente fosse de outro ano?

C.C. Ser do 12.º ano, na minha opinião, é uma grande vantagem, pois, nesse ano, o nosso horário escolar é favorecido em relação aos anteriores e, desse modo, permite-nos estar mais disponíveis. Além disso, ao longo dos anos, a experiência também aumenta, o que nos leva a ter uma perspetiva e um modo de abordar os restantes alunos mais maturada e diferente, seguramente para melhor! 
Mafalda Mateus, 7ºB
Maria Pereira, 7ºD
Diogo Nogueira, 8ºD