quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Apurados para a 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura



Com base nos resultados obtidos na prova de seleção realizada no dia 14 de janeiro, foram apurados para a 2ª fase do CNL os alunos:

 Ensino Básico:
- Luana Leal Fontes (7º B)
- Miguel da Silva Santos (7º C)
- Tiago Oliveira Gomes (7º C)






 Ensino Secundário:
- Ana Margarida Sousa Torres (10º A
- Catarina Simões Rodrigues (12º E)
- Rita Maria Serra Seco (10º A)

Parabéns aos apurados e boas leituras para a 2ª fase!




Ode





À dolorosa disciplina de português dos grandes e aborrecidos poemas
Tenho febre e escrevo
Escrevo rangendo os dentes, surgindo deste modo um desespero
Desespero este que só acaba com o terrível ruído da campainha

Ó poetas malucos, ó poetas exaltados!
Doem-me os ouvidos de vos ouvir demasiado
Porquê estudar tanto?

Ah, poder apenas passear os livros!
Ser livre como um pássaro!
Poder hibernar como os ursos
E rugir como um leão a todas as criaturas
Que nos obrigam a gastar minutos da nossa existência
A escrever odes ridículas como se fossemos alguns doidos
Como o genial mas louco Fernando Pessoa!

Eia! Eia! Viva a liberdade!
                                                                                                                           
                                                                                                  Carolina Fajardo, 12ºC
                                                                                                                   

Exposição das Artes no Átrio

   Está patente, de 12 de janeiro até 13 de fevereiro, no átrio da nossa escola, uma exposição de trabalhos, realizados pelos alunos do 12ºano do curso de Artes Visuais, subordinada ao tema "Reinterpretação de Obras de Arte em 3 Dimensões".
  Trata-se de recriações de obras célebres de pintores intemporais, produzidas a partir de materiais reciclados, tais como, papel de jornal, de revista, entre outros, esferovite, madeira, arame, pastas, tintas, colas, e pigmento branco.
 Não deixem de visitar!

The false miror, René Magritte

A Persistência da memória, Salvador Dali
Sem nome, José Roosevelt

A Primavera, extrato de obra de Sandro Boticelli

Medusa,  Caravaggio

A mulher dos cabelos amarelos, Pablo Picasso

O grito, Edvard Munch

Magritte Boweler Hat Skull, Johanna Uribes

Noite estrelada, Van Gogh

Retrato de Francisco Cardos, Amadeu de Souza-Cardoso







The listening room, René Magritte
Book of books, Vladimir kush
Cat in a hat, René Magritte
Gato na almofada amarela, Franc Marc
The garden of earthly delights, Hieronymu Bosch


Guilherme Marques, 9ºC

2º Fórum Concelhio de Leitura e Debate de Ideias




Introdução

O projeto “Ler o mundo – 2.º Fórum Concelhio de Leitura e Debate de Ideias”, cujo regulamento apresentamos, constitui uma proposta de trabalho iniciada, no ano letivo transato, pela Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo – Paião e tem o propósito de dar continuidade às atividades então levadas a cabo. É assim que, de novo, lançamos o convite às escolas do concelho da Figueira da Foz para se envolverem neste nosso projeto que visa o desenvolvimento de competências no âmbito da Educação para os Media.
Pretendemos que os alunos das nossas escolas compreendam a importância de serem cidadãos participantes na construção de uma sociedade esclarecida, onde a palavra escrita e falada, enquanto base de comunicação, constitui um instrumento ao nosso alcance para expressarmos opiniões e lutarmos por ideais em que acreditamos e que é urgente defender.
É assim que, tendo como base a pesquisa de informação, a escrita de textos de opinião e a defesa de ideias através do debate, o presente projeto constitui uma das respostas possíveis  aos desafios lançados nas linhas orientadoras do documento “Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário” da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência e da Direção-Geral da Educação.
Acreditamos nos princípios orientadores e em muitas das propostas apresentadas  neste documento de referência para as escolas dos diferentes níveis de ensino: “Ler criticamente os media supõe ser capaz de reconhecer e valorizar aquilo que neles contribui para o alargamento de horizontes, para o desenvolvimento do que se passa no mundo, para o acolhimento da diversidade de valores e mundivivências e para a construção das identidades.” (in Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário)
Assim, o presente projeto tem, de uma forma continuada, o propósito de tirar partido das oportunidades que as novas tecnologias e os media nos proporcionam para acedermos à informação, questionando o mundo e a sociedade em que vivemos, desenvolvendo, nos alunos envolvidos, mecanismos de defesa face aos riscos e às ameaças dos novos media e das redes sociais. Está, por isso, em causa contribuirmos, enquanto Escola, para a formação de cidadãos preparados e com um olhar atento e crítico sobre o mundo.
Este é pois o nosso desafio: “Ler o mundo –2.º Fórum Concelhio de Leitura e Debate de Ideias”. Porque acreditamos que é possível adaptá-lo aos projetos de todas as escolas e aos seus  recursos,  renovamos a todas as escolas do concelho da Figueira da Foz o nosso convite à participação no nosso projeto que poderá ser de todos os envolvidos.

P’la equipa responsável pelo projeto
     (Albertina Seco)
 
Regulamento
 I. ÂMBITO
O projeto “LER O MUNDO - 2º Fórum Concelhio de Leitura e Debate de Ideias” pretende premiar as melhores equipas que representam as diferentes escolas do concelho da Figueira da Foz, participantes no debate final do ano letivo 2014/2015.

II. ORGANIZAÇÃO
a)      O Concurso “LER O MUNDO - 2º Fórum Concelhio de Leitura e Debate de Ideias” é organizado pela Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo – Paião.
b)      O concurso tem três fases:
1ª fase Constituição das equipas representantes das escolas participantes.
2ª fase – Seleção, em cada escola, das equipas que irão integrar o projeto ( duas equipas por escola.
3ª fase -  Final concelhia – Leitura e debate de ideias entre as equipas concorrentes sobre as temáticas propostas.
c)       A final do Concurso será realizada no dia 12 de maio de 2015, na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo – Paião, conforme programa a divulgar.
III. DESTINATÁRIOS
a)      Alunos das escolas do concelho da Figueira da Foz – 3º ciclo - que desenvolvam a 1ª e a 2ª fases do concurso na respetiva escola.
b)      Cada equipa será constituída por quatro alunos do 3º ciclo.

 IV. CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO
a)      Cada escola  poderá concorrer com duas equipas. A seleção das equipas representantes é da responsabilidade da escola concorrente.
b)      É da responsabilidade da escola organizadora, a seleção dos temas a trabalhar no âmbito deste concurso.
Tema A - “Necessário ou supérfluo?[... ]Educação financeira, um compromisso com o futuro.”
Tema B – “Igualdade de género: realidade ou ficção?”
c)       Cada equipa participante deverá enviar, em formato digital, para a Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo - Paião - os textos de opinião que irá apresentar na final do concurso e sobre o qual irá debater com as equipas adversárias, até ao dia 30 de abril de 2015.
d)      O texto de opinião não pode exceder os 7000 carateres (trebuchet; tamanho 11; espaço 1,5)
e)      A candidatura termina a 20 de março de 2015.
Todos os contactos devem ser realizados através do endereço de correio eletrónico: be.paiao@gmail.com
O trabalho escrito (texto de opinião) deverá ser original, sendo o plágio motivo para exclusão do concurso.

V. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 
a) A 1º e a 2º fases do projeto, durante as quais cada escola seleciona as equipas que as representarão na final concelhia serão concretizadas  segundo critérios de avaliação definidos pelas escolas participantes.

b)      Os trabalhos apresentados a concurso na 3ª fase do projeto -  Final Concelhia -  serão alvo de apreciação pelo júri do concurso que os avaliará segundo os seguintes critérios:
       Adequação e pertinência dos conteúdos ao tema proposto
Qualidade da expressão escrita
Espírito crítico
Originalidade

c)       Após a apresentação pelas equipas dos trabalhos escritos, serão selecionadas duas ou quatro equipas (em função do número de participantes) para a realização do debate final cujo desempenho  será avaliado segundo os seguintes critérios:
          Expressividade /espontaneidade
 Clareza e correção da linguagem
Capacidade argumentativa no debate com as equipas adversárias.
Capacidade argumentativa no debate estabelecido com os elementos do júri

VI.  FINAL DO CONCURSO
 a)Os trabalhos finalistas de cada escola deverão ser apresentados e defendidos perante o Júri, no dia 12 de maio de 2015, de acordo com o programa a anunciar.
 b)A apresentação dos trabalhos finalistas não deve exceder 10 minutos de duração. Na sequência desta apresentação e com base nos critérios de avaliação do concurso, o júri selecionará duas ou quatro equipas que irão debater um dos temas do concurso.
 c)As duas ou quatro equipas apuradas  debaterão entre si. A sua prestação será avaliada pelo júri que decidirá qual a equipa vencedora, de acordo com os critérios de avaliação definidos na alínea c) do ponto V -  Critérios de Avaliação.

VI. JÚRI
 a)Para avaliação dos trabalhos apresentados e do desempenho das equipas participantes no debate final será constituído um júri com a seguinte composição:
          um professor de Português representante de cada uma das escolas participantes
         um jornalista        
         um aluno representante de cada escola  participante
      um representante da Câmara Municipal da Figueira da Foz

 b) As decisões do Júri serão finais e definitivas, não havendo lugar a qualquer recurso.

VII. PRÉMIOS
a)      A todos os participantes serão atribuídos certificados de participação.
b)      Serão distinguidos com o 1º ou o 2º lugar, as equipas selecionadas  para o debate final, sendo-lhes atribuídos certificados de participação e Prémios de Mérito.
c)       Os prémios serão entregues na final do concurso, a 12 de maio de 2015.

VIII. CEDÊNCIA DE DIREITOS
As escolas cujos trabalhos sejam premiados cedem à escola organizadora os respetivos direitos de propriedade, obrigando-se esta a mencionar a origem e a autoria  do trabalho aquando da sua publicação digital ou impressa.

IX. RECOLHA DE IMAGENS
De acordo com o disposto no artigo 79º do Código Civil, a organização procederá à recolha de imagens no decorrer do Concurso com o propósito exclusivo de utilização das mesmas para divulgação da iniciativa.