quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

“Love is in the air”





São Valentim na Escola

No passado dia 14 de fevereiro, a escola viveu momentos de grande emoção em que os sentimentos estiveram ao rubro. Pela manhã, um grupo de alunos brindou a comunidade com um explosivo e “espontâneo” momento de dança. Este “flashmob” foi muito participado, revelando o grande dinamismo da atual Associação de Estudantes. A comunidade educativa pôde também visitar uma exposição com mensagens alusivas ao dia de S. Valentim, em diversas línguas. Esta ocorreu na biblioteca da escola e foi promovida pela mesma, pelo Departamento de Línguas e pelo PESES.

No dia seguinte, teve lugar um “Encontro com….Luisete Baptista”, em que a escritora (que já foi professora na nossa escola) deambulou pela literatura epistolar de amor. Seguiu-se um “chá com afectos” partilhado pelos presentes.

Ao longo da sessão, foi realizada uma apresentação de powerpoint, de que se pode extrair do mundo dos afetos a mística que ele tem. Entre os slides foram apresentados dois textos, um com o título de “Correio” de Manuel Alegre e outro “Carta de Carlos a Joaninha” de Almeida Garrett, extraída da obra Viagens na minha terra em que é utilizada a metáfora “ os olhos são o espelho da alma".

De seguida, foram divulgadas fotografias alusivas ao tema do amor, com o título “Declarações de amor”, em que também se incluíam os poemas “O meu destino disse-me a chorar”, “Não posso adiar o amor…” , “Ai flores, ai flores do verde pino.” e “Que soidade de mha senhor ei.”, num percurso pela literatura portuguesa.

Por fim, no dia 16 de fevereiro, esteve patente na biblioteca escolar, uma exposição de “lenços de namorados”.

Ana Margarida Torres 7ºA

Victoria Calvete 10G

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Entrevista à professora Isabel Cardoso

Houve alguma razão especial na escolha desta profissão? E porquê a disciplina de Inglês?

Em pequenina brincava às professoras. Foi sempre um sonho meu poder ensinar os outros, partilhar o que sei. A decisão de ser professora de Inglês veio muito cedo quando, comecei a aprender a língua, tinha 12 anos. Gostava muito das aulas e da professora, que teve sem dúvida uma grande influência escolha.

O que mais lhe agradava na profissão que exerceu ao longo destes anos?

Ensinar, ajudar a aprender, orientar os alunos que tinham verdadeiro gosto pela língua inglês.

Houve alguma turma que a tenha marcado particularmente? De que maneira?

Muitas turmas me marcaram de forma diferente, ou porque eram vivas e dinâmicas, tinham gosto em aprender, ou porque estabeleciam comigo verdadeiros laços afetivos, ou porque eram brilhantes em termos de conhecimentos.

Nota muitas diferenças entre os alunos que teve no início da sua carreira e os de agora? Quais?

Sim, há diferenças. Ultimamente, os alunos são menos interessados, menos trabalhadores e mais irreverentes. Alguns têm atitudes totalmente desadequadas.

O que a leva a manter uma relação de proximidade com a escola?

Foi nesta escola (no antigo Liceu) que estudei, foi aqui que iniciei a minha carreira como professora. É aqui que tenho a maior parte das minhas amigas e dos meus amigos. Os laços que me unem a esta escola são profundos.

Uma sugestão para melhorar a escola.

Acho que a escola funciona muito bem. Os problemas que por vezes surgem são exteriores à escola. Por isso, não tenho sugestões a fazer.

Uma mensagem para os leitores do “Sinal”.

Abram bem os olhos, absorvam tudo o que vos rodeia, não sejam indiferentes. Lutem pelos vossos ideais!

Ana maria Gonçalves 7ºA
José Almeida 7ºA